sexta-feira, 22 de março de 2019

A Moda e as Mídias Sociais

A mídia social tem sido um benefício em muitos aspectos para a indústria da moda, ajudando-a a crescer e trazer para a linha de frente muitos designers e tendências novos e interessantes de todo o mundo. 


Supriya Ghurye, designer de moda e consultor de marca da Fuel4Fashion, escreve sobre se esse boom levou a um crescimento irresponsável e insustentável que afeta a viabilidade a longo prazo da indústria da moda.
Quando as mídias sociais se tornaram uma plataforma de comunicação fundamental para as pessoas se conectarem, as marcas imediatamente começaram a perceber seu valor para mostrar seus produtos e alcançar seu público. 
Poucos fizeram isso de forma mais eficaz do que as marcas de moda, que percebem que seu principal impacto no marketing é através do meio visual. 
Por décadas, a imprensa e a televisão têm sido a base do marketing de moda, evoluindo para várias formas de expressão, desde as tendências de moda publicadas em revistas populares de moda até as transmissões das semanas de moda em Londres, Milão, Paris e Nova York. 
Com o advento da Internet e das mídias sociais, a capacidade de compartilhar e transmitir as imagens da marca explodiu, levando até mesmo marcas de nicho e futuros designers a obter maior exposição e visibilidade. Isso foi visto como um benefício para a indústria da moda. 
Com o crescente uso da web e da análise social, os projetistas também são capazes de prever melhor as tendências de estilo, levando a um ciclo mais rápido de criação e dando origem ao conceito de fast fashion.
Outro aspecto importante da mídia social foi o advento dos blogueiros de moda, que expressam suas opiniões sobre moda e tendências da indústria na Internet e nas mídias sociais, mudando comentários de moda do mundo dos editores de moda experientes e de elite para adolescentes e vinte e poucos anos jovens adultos com centenas de milhares de seguidores. 
À medida que a indústria percebeu o impacto da voz que essa nova tribo carregava, ativamente os engajou para promover suas marcas, aprimorando ainda mais seu status de celebridade. 
As marcas são unânimes em dizer que esses blogueiros estão ajudando a cobrir um público muito mais amplo, levando à criação de novas oportunidades de vendas.
As plataformas de mídia social também proporcionaram uma oportunidade para todos mostrarem seu próprio senso de estilo, vestuário e perspectivas de moda. 
No entanto, o outro lado disso tem sido a redução do número de vezes que uma peça de roupa é usada. Uma vez clicada e postada nas mídias sociais, as pessoas não querem ser vistas com a mesma roupa, reduzindo assim a probabilidade de que ela seja usada novamente. 
Isso, por sua vez, levou ao crescimento explosivo da moda rápida, à medida que os clientes digitalizam as roupas com mais frequência. 
Embora isso possa levar as pessoas a pensarem que a indústria da moda está indo bem, a imagem não é tão otimista.
As pessoas estão agora optando por roupas mais baratas que parecem elegantes e têm boa aparência nas fotografias, mas não são necessariamente duráveis ​​e podem ser descartadas após alguns usos. Isso, por sua vez, cria pressão para fabricar a custos mais baixos, usando materiais que são mais baratos e não necessariamente compatíveis com o meio ambiente, aumentando drasticamente a pegada de carbono da indústria. 
A indústria está testemunhando o impacto deste tremendo crescimento da fast fashion na forma de aumentar a poluição causada pelos fabricantes e freqüentemente descartados roupas. 
O ecossistema atual não pode sustentar a reciclagem de roupas nesses volumes e medidas precisam ser tomadas para melhorar a atitude das pessoas em relação ao uso e reciclagem de roupas. 
Enquanto várias marcas estão tomando medidas para reduzir o impacto dos produtos sintéticos sobre o meio ambiente, como o uso de tecido PET reciclado em denims e roupas esportivas, esse esforço é minúsculo em comparação com o tamanho do problema.
Então, enquanto por um lado, o crescimento das mídias sociais estimulou o crescimento da moda, também criou um problema maior que precisa ser enfrentado com urgência.
A moda sustentável precisa ser apoiada para combater o impacto da fast fashion decorrente do crescimento das mídias sociais, e a melhor maneira de aumentar a conscientização sobre o problema é através do próprio meio que ajudou a criá-lo.
Educar os clientes sobre a necessidade de adotar práticas sustentáveis, reciclar roupas e usá-los por mais tempo, bem como formas de remodelar seu guarda-roupa existente é uma prioridade e pode ser impulsionado pela indústria, dado o alcance e o impacto que tem nos clientes . 
Marcas de moda, designers e redes de varejo proeminentes podem ajudar a apoiar esse esforço através do uso de sua própria voz nas mídias sociais, bem como de seus seguidores.
É fácil concluir que a mídia social para a moda é uma faca de dois gumes. Mas mesmo após o impacto de longo prazo ser considerado, ele ainda representa um importante catalisador para o crescimento da indústria, e pode ser um para o cultivo da indústria também. 
Com o uso de plataformas de mídia social, novos designers e talentos estão sendo descobertos todos os dias nos continentes, novas ideias estão sendo compartilhadas e uma perspectiva de moda verdadeiramente global se desenvolveu. Isso ajudará a moda a alcançar todos os segmentos da população a longo prazo.

Fonte:
http://www.fuel4fashion.com/
Imagem: http://www.fashionbubbles.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário